Pedagogia da Aventura

As relações do Instituto Domínio Corporal com o grupo de pesquisa e trabalho 'Pedagogia de la Aventura' iniciaram-se em 2007, quando os diretores do Instituto, Fábio e Angélica Palmeira, apresentaram o projeto social, dessa instituição, e suas linhas inovadoras de atuação nos cursos da 'Universidade de Verano de Palencia' e no 'Congresso Internacional de Aula Naturaleza', ambos em Palencia.

Nesse mesmo ano, membros do grupo de trabalho 'Pedagogia de la Aventura' viajaram para Serra-ES e nessa ocasião realizaram uma oficina de iniciação à 'Pedagogia da Aventura' com a equipe Domínio Corporal. Nessa mesma oportunidade, estudaram também as possibilidades de implementação dos “Programas de Aventura em Cooperação Internacional”.

Desde então, continuamos atendendo a demanda de profissionais com formação específica no âmbito das Atividades Físicas no meio natural, já que a região é dotada de área privilegiada para tais práticas.

Visando o desenvolvimento sustentável da região, auxilia na capacitação da população das zonas rurais e, conseqüentemente, no crescimento humano.

O objetivo principal é criar uma estrutura que possa tornar-se autônoma a partir da adaptação ao seu contexto. Os Princípios Básicos da 'Pedagogia da Aventura' para a gestão e organização de Atividades no Meio Natural tem distintos âmbitos: o Educativo, o Empresarial e o Social.